21 Julho 2013 Maratona de Aveiro / Atribuição título Campeõess Nacionais XCM; 7º XCO Felgueiras e VII Passeio dos Doces Famabike

Atribuição do Título Campeão Nacional XCM (Maratonas)http://www.maratona-aveiro.com/
 O Team Pro Haibike Soniturismo Bike World (UNIÃO CICLISTA DE V.N.FAMALICÃO-UCVNF) deslocou-se a Aveiro para participar na MAratona de atribuição dos títulos de Campeões Nacionais XCM / Maratonas, com os Atletas: José Rodrigues (Elites),  Nuno Jorge Inácio (Masters A), Pedro Costa e Anibal Amaral (Masters B) e ainda Benjamim Silva (Masters c). A prova revelou-se de extrema dureza com 110 kms de extensão e um acumulado de 2600 m, com muitas subidas e algumas muito longas e com inclinações enormes e que muita dureza apresentaram originando mesmo muitas desistências. Nuno Jorge Inácio, alcansou o título de Campeão pois foi 1º em Masters A e 4º da geral absoluta (tendo partido com 2 minutos de atraso em relação aos Elites, sofreu duas avarias, cortes de corrente que partiu e duas vezes e mesmo assim chegou à meta colado ao terceiro da geral ---grande prova); Tierri Mendes, foi 5º em Masters B, excelente resultado face ao nível da prova com os melhores presentes. Por seu turmo, José Rodrigues, que seguiu quase toda a prova em 3º lugar (atrás de David Vaz e Tiago Ferreira, este já um pouco mais adiantado) cerca do Km 75 teve uma aparatosa queda ao mesmo tempo que José Dias que caiu à sua frente e a uma velocidade superior a 50 Kms /h e cuja bicicleta impedia a passagem e provocou tb a queda do nosso atleta, ficando ambos combalidos, seguindo o José Dias de imediato para o Hospital e o José Rodrigues ainda prosseguiu passando na ZA (Zona de abastecimento) 3, em posição de discutir pódio, porém alguns quilómetros adiante teve mesmo que parar pois não conseguia respirar e tinha dores no peito e perna e assim foi também ao Hospital onde foi tratado apresentando diversas escoriações. Após diversos exames e radiografias felizmente os dois atletas seguiram para casa o José Rodrigues com diversas escoriações e grnde rasgo na perna esquerda e o José Dias com a clavícula partida e algo na coluna que felizmente não se mostrou tão grave como inicialmente transparecia. Aqui realce para DAvide MAchado  do Seia Btt, Campeão de OriBtt e que acabou em 3º lugar no pódio mas que parou junto dos colegas e assistiu os mesmos e foi alertando em andamento para ser chamada a Ambulância, gesto digno de realce e de enaltecer! Assim, Tiago Ferreira (Bicicletas Esteve) e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) sagraram-se hoje campeões nacionais de maratonas BTT (XCM), na categoria de elite, impondo-se com autoridade nas respetivas provas, integradas no programa da Maratona de Aveiro.

Depois do recente sexto lugar no Campeonato do Mundo de XCM, Tiago Ferreira partia para esta prova como favorito e não desiludiu. O corredor viseense revelou-se mais forte do que toda a concorrência, cumprindo os 110 quilómetros da corrida em 4h21m51s. O segundo classificado foi David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas), que gastou mais 5m08s do que o vencedor. Davide Machado (BTT Seia) fechou o pódio, a 11m07s de Tiago Ferreira.

A prova feminina assistiu à revalidação do título de campeã nacional por parte de Celina Carpinteiro, que também triunfou com margem folgada. A algarvia chegou ao final dos 86 quilómetros com 3h49m29s, deixando Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Madeivouga) a 5m07s e Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) a 8m31s, na segunda e na terceira posições, respetivamente.

Nuno Inácio (Haibike/Soniturismo/Bike World) impôs-se entre os masters 30, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) foi o melhor master 40, Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) desfeiteou os restantes masters 50 e Filipa Fernandes (BTT Seia) conquistou o título de masters femininas.

A Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas foi a melhor equipa da competição, enquanto o BTT Seia conseguiu o título de melhor coletivo master.












VIDEO COMPLETO:

Pedro Costa, Master B


Com a participação de cerca de 200 betetistas, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo cumpriu a nona etapa em Felgueiras. José Dias, Ilda Pereira, Tiago Amorim, Hélder Braga, Abel Machado, João Rocha e Diana Ferreira foram os vencedores dos escalões de competição do 7º BTT XCO de Felgueiras.
DANIELA ARAÚJO, 2ª Classificada, Cadetes Femininos
AURÉLIO REIS, 2º classificado, Masters A






VII Passeio dos Doces Famabike
Joaquim Sousa, presente








Comentários