Translate

Facebook Equipa, clicar imagem para entrar:

Facebook Equipa, clicar imagem para entrar:
Facebook Equipa, clicar imagem para entrar:

Canal Youtube - Videos, clicar aqui:

Canal Youtube - Videos,  clicar aqui:
Canal Youtube - Videos, clicar aqui:

Clicar aqui para ver eventos anteriores por datas:

Para visualizarem eventos anteriores cliquem no rectângulo acima, escolham a data e façam enter e depois baixem página para ver a reportagem abaixo na parte verde deste Blogue e no rectângulo abaixo podem visualizar hiperligações escrevendo o nome da prova e clicando em pesquisar surgindo os links igualmente na parte verde, abaixo!

Pesquisar neste blogue

Banner passeios e provas

ImageChef Custom Images ">

Prozis Teams - Cupão de desconto UCVNF - clicar imagem:

Prozis Teams - Cupão de desconto UCVNF - clicar imagem:
Prozis Teams - Cupão de desconto UCVN - clicar imagem:

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

11-08-2012 Peregrinação a FÁTIMA


Idealizada por João Barbosa e concertada com o Marco Marques e Paulo Machado, realizou-se a Peregrinação a Fátima, com a presença dos seguintes Atletas e amigos: João Barbosa, Paulo Machado, Marco Marques, José Barros, Sérgio Martins, Ricardo Mendes, João Pedro Alves, Xavi Ballas, João Ferraz, Nuno Carvalho, José Mesquita, Benjamim Silva e Paulo Rua e ainda dois motoristas de serviço, um amigo do João Barbosa e outro o Pai do João Ferraz (Armando Ferraz), que foram simplesmente soberbos e profissinalissimos até pareciam experts da caravana da Volta a Portugal!

Assim, manhã cedinha tudo acertado em briefing inicial, viaturas de apoio carregadinhas com àgua, Coca-Cola, fiambre, presunto, queijo, marmelada, bananas, ameixos e croissants e ainda a sacada de fruta que o Benjamim trouxe e depois de resolvido logo problema com a Bike do João Pedro Alves (válvula poartida/substituição de Cãmara de ar), lá partimos para a jornada, previstos estava cumprirem-se 250 Km e efectuar uma média de 30 Kms/h, o que pessoalmente achava impossivel e uma loucura e que a ser assim alguns iriam terminar no carro vassoura!
Certo é que arrancamos já cerca das 6.30 e logo em ritmo alto (leia-se mais de 30 Kms/h de média), porém já à entrada da Trofa eis que um azar bate à porta do João Ferraz, precisamente logo na rotunda existente após a bomba de gasolina uma mancha de gasóleo derramado no alcatrão fez a bike deslisar (logo quando estava a curvar) e foi inevitável a queda, sendo o Benjamim e o Mesquita obrigados a fazer ginástica para evitar pior resultado tb para eles próprios. Imediatamente parou o pelotão e cuidou de assistir o companheiro e verificar a Bike, parecia mau prenuncio, mas de facto assim não foi! Continuamos e paramos em Castelo da Maia para Café rápido.
Passado o susto inicial e perdendo-se aqui algum tempo (mas o objectivo era a média em andamento e verificada nos contadores) prosseguiu a jornada, sempre com o grupo em alta velocidade e avisando uns aos outros e sinalizando os obstáculos que surgiam nas estrada para evitar azares (tampas saneamento, buracos, viaturas, pessoas, etc), realmente o pelotão até parecia composto apenas por verdadeiros profissionais da estrada e dado o número, a velocidade e o encaixe (dois a dois e 13 elementos bem juntinhos e entrosados) na passagem de locais mais povoados até recebemos várias salvas de palmas!

Os quilómetros iam passando em catadupa e o pelotão cada vez mais entrosado e à cabeça do mesmo quase sempre o Paulo Machado (fez para aí metade do percurso, talvez mais, na chefia), entreajudado por João Barbosa e Marco Marques, porém tb todos os outros passaram na cabeça do pelotão e ajudaram a marcar andamento vivo, revezando-se.
Chegados a Espinho, lá estavam as viaturas de apoio à nossa espera para paragem prevista 10 minutos, reforço alimentar e enchimento de bidões, àgua e sais minerais e esvaziamento de bexigas, lol! Combinada nova paragem agora Figueira da Foz (trajecto de 70 e muitos kms pela frente) e o grupo já mais rodado e com alimentação é que foram elas, pois os cabeças do pelotão, talvez receando (e normal é pensar nisso) as quebras de alguns, as caimbras ou outros e sobretudo o Paulo Machado, centrado que estava no objectivo 30 impós um andamento verdadeiramente louco, leia-se 37 a 44 Kms/h, mas, a verdade é que e espanto geral a malta não quebrava (haviam de ver a cara dos motoristas em especial do Armando Ferraz tb  Atleta e habituado a btt e ciclismo a quando da paragem seguinte!!!)

Os quilómetros sucediam-se a velocidade estonteante e chegados à Figueira, nada de carrinhas, toca a contactar motoristas e constatou-se que aqueles em virtude do trânsito (note-se trajecto sempre por Estradas Nacionais) afinal ainda não tinham chegado à Figueira, faltando alguns Kms, pasmados claro (pudera!!!), acertamos então prosseguir e parar em Vagos (e realmente nem tinhamos reparado se as carrinhas nos tinham ultrapassado ou não), aí próximos lá passaram as viaturas e efectuamos paragem de cerca de 12/15 minutos, com os motoristas verdadeiramente varados com  o andamento e de facto a média nesse troço foi de quase 40 Kms/h, para muitos algo impensável e de loucos!

Retomada a marcha, lá continuou o ritmo forte (sempre acima dos 30) e por volta dos 160 Kms, sobretudo quando surgiam subidas mais pronunciadas notou-se alguma quebra em alguns elementos, bechigas apertadas, algumas dores, que o diga o Mesquita, que estava com as pontas dos dedos dos pés a arder (e parecia isso mesmo), valeu um creme que a filha do Benjamim (Podologista) arranjara ao Pai e que salvou a situação (toca a prosseguir já com os sapatos mal apertados) e um Benuron que o Marco cedeu, para atenuar a dor na parte inferior das coxas (nada de caibras, magnésio a funcionar, lol), mas a verdade é que o ritmo prosseguia em alta, de quando em vez lá se tinha que pedir à frente do pelotão para abrandar um pouco (sim é que senão ainda batiam o record da travessia, lol, mas estava a dar gosto e podendo-se toca a malhar...!) o que aqueles imediatamente faziam e logo cuidavam de verificar se estava todo o mundo ok e em condições e mal se via recuperação lá subia a velocidade novamente para ritmos loucos. Verdade seja dita a união, o companheirismo e entreajuda foram simplesmente cinco estrelas, tudo malta do melhor, em suma verdadeiros prós! Valeu muito a experiência daqueles que já assim rodaram! Ainda bem, como tb as paragens para reforço sobretudo de liquidos, houve quem bebesse 6 bidões completos de água e sais, fora a bebida nas paragens! Sem isso nada feito!

Prosseguimos marcha e ainda antes de Leiria o João Pedro Alves sofre um furo rapidamente resolvido (mas a paradinha ajudou a retemperar forças) e felizmente nehum outro contratempo ou azar sucedeu e eis que estavamos já na entrada de Leiria, precisamente onde iria iniciar-se a fase pior, 22 Kms, 18 deles em subida e felizmente os «motoristas» lembraram-se de fazer paragem não prevista e que provou ter sido importantissima e logo numa altura de grande calor e quando a muitos já não restava água, aproveitamos logo para encher bidões e comer umas bananas que tanto ajudaram a aliviar o sofrimento na subida onde, aí sim, o ritmo baixou e de que maneira, mas os mais atrasados ajudados pelos mais fortes (aqui palavra de apreço ao Benjamim expert na leva de companheiros junto do grupo para recolar e muito ajudou o Mesquita e na fase final tb o Paulo Machado) e mesmo pelas viaturas de apoio a verdade é que lá chegamos a Fátima, tendo alguém encetado uma fuga ( dois dos mais jovens, Xavi e João Pedro), porém prevaleceu o grupo e foi assim que juntos entramos na Rotunda cerca das 16 horas, o que foi uma Grande Vitória, para todos e eram 16.15 estavamos em pleno recinto do Santuário e passado o momento de introspecção pessoal de cada um, tiramos a foto de grupo e algumas mais, e seguiu mensagem e telefonemas para o Nuno Peixoto (que estava a postar no facebook do grupo o andamento e decurso da viagem, obrigado Nuno) e para as respectivas familias. Tb uma palavra para o Biá (Paulo Rua) Triatleta de Famalicão e membro da direcção do FAC, simplesmente um compincha e um resistente!

Depois cada qual fez o que entendeu, desde simplesmente descansar, pensar, orar, oferecer esmola e queimar velas e no fundo absorver aquele ambiente, sem dúvida verdadeiramente mistico e que não deixa ninguém indiferente! Certo é que CONSEGUIMOS! Parabéns a todos! Grande feito este e para a maioria história verdadeiramente inesquecível! Obrigado FÁTIMA!!!

Video Completo: http://www.youtube.com/watch?v=iPXC37B-OKE
Album de Fotos:
https://picasaweb.google.com/107720500918396504510/11DeAgostoDe2012PeregrinacaoAFatima?authuser=0&feat=directlink
Resultado: 251 Kms, média 29.6 Kms/h (contabilizado só o tempo em andamento/cronómetros/velocimetros), acumulado e calorias dispendidas...de loucos, lol!
































































































Paulo Machado, El Comandante del pelotão

Santuàrio de Fátima, 1º Silêncio, missão cumprida

1ª ligação às familias

Benjamim Silva o grande craque, parece um «moço» a pedalar! José Barros, outro que tal e nem precisa de Bikes ultramodernas!

Xavi Ballas, jovem satisfeito, que evolução!

José Mesquita, sofreu  mas não foi no carro vassoura!

Benjamim Silva

Ricardo Mendes

João Pedro Alves, o «puto/craque», mais novo no passeio

Chegada à sede FAC, por volta das 20.30 h, satisfeitos pelo dever cumprido!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendário de provas 2017

Calendário de provas 2017 UNIÃO CICLISTA DE V.N.FAMALICÃO-UCVNF -15 Janeiro--- Resistência Limiana-Ponte de Lima -22 Janeiro --- Passeio do Rojão-V.N.Famalicão e 3 h Resistência Junqueira, Vila do Conde -29 Janeiro---Resistência Vila Franca. -5/Fevereiro---Raid das Masseiras - Póvoa de Varzim -19 Fevereiro---Raid do Facho-Barcelos -26 Fevereiro Trilho dos Moinhos-Barcelos -5 Março --- 4ª Maratona Limiana / Ponte de Lima / Campeonato do Minho XCM e Duatlo Famalicão -19 Março---Maratona de Melgaço (Nacional e Regional XCM) -2 Abril Famalicão Challenge - 10 a 15 Abril - Portugal Tour MTB - 30 de Abril - Taça de Portugal XCM#2 -7 Maio --- DOUROGRANFONDO/ciclismo -20 Maio 3 h Resistência Nocturna Grac Btt -21 Maio --- Maratona de Mêda /Mêda / Taça Nacional XCM -4 Junho --- Maratona de Paredes de Coura / Campeonato do Minho XCM -11 Junho --- Campeonato Nacional de Maratonas XCM, Loulé e Gerêsgranfondo/ciclismo -16 Julho Bragança Granfondo -30 Julho --- Maratona de Seia Taça Nacional XCM -24 Setembro--- PortoGranfondo e AZORES MARATHON Taça Nacional XCM - 8 Outubro---4ª Maratona BTT - Berço do Alvarinho – Regional ACM

UCVNF TV

PROZIS

PROZIS
PROZIS

F.C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo

F.C. Famalicão / Bike Zone /  Soniturismo
A direcção da União Ciclista de V.N.Famalicão-Ucvnf, vem por esta via informar todos os associados, atletas e simpatizantes que já é oficial e está devidamente inscrita na Associação de Ciclismo do Minho e na Federação de Ciclismo de Portugal a nova Equipa que em 2015 irá competir e participar nas várias competições de estrada e btt e ainda em passeios de lazer! Agradecimentos especiais a todos aqueles que vem ajudando o projecto a crescer, em especial da direcção: José Mesquita, Joaquim Maio, Nuno Peixoto, José Rodrigues e Aníbal Amaral e ainda a excelente colaboração prestada por Paulo Machado que muito tem colaborado na preparação da Equipa e na ligação e preparação da apresentação oficial do Team de competição cuja data e local serão anunciadas brevemente pelos «dois parceiros em conjunto» e aqui tb palavras de apreço e agradecimento à direcção do Clube/parceiro e todos os orgãos que nas reuniões ocorridas logo aceitaram o desafio lançado numa visão estratégica que a ambas as partes muitas alegrias e grandezas irá trazer e em especial a V.N.Famalicão! AGORA amigos «SOMOS FAMALICÃO» ....EQUIPA OFICIAL: F.C.FAMALICÃO / BIKE ZONE / SONITURISMO Finalmente os nossos agradecimentos aos nossos patrocinadores que muito estão estranhando a falta de notícias...e a divulgação de quem eles são!!! E, alguns disso já m/ alertaram...! Porém, aqui está a explicação e acho que a todos agrada e satisfaz ! Perceberam o porquê de termos estado algo «mudos» .... Agora resta desejar boa sorte e aguardar pelos futuros desenvolvimentos ! Ao nosso parceiro uma vez mais obrigado, juntos seremos fortes, juntos SOMOS FAMALICÃO! Apelamos tb à nossa Câmara Municipal para estar atenta ao projecto: F.C.Famalicão / Bike Zone / Soniturismo... Jovens, associados, adeptos, simpatizantes...UCVNF ou F.C. Famalicão, agora todos podem ser FAMALICÃO e correr ou passear de bicicleta pela tua equipa! Sejam Benvindos ! BOA SORTE para o futuro !

UCVNF

UCVNF
Clicar imagem para ver video apresentação equipa 2014

Apresentação UCVNFamalicão

">

Clicar para ver Reportagem RTP2 Maratona 5 Cumes 2014

Clicar para ver Reportagem RTP2 Maratona 5 Cumes 2014
Clicar para ver Reportagem RTP2 Maratona 5 Cumes 2014

3 h Resistência urbana nocturna Famalicão 13/9/2014

">

Clicar imagem para ver Gerês Granfondo 2014 reportagem RTP2

Clicar imagem para ver Gerês Granfondo 2014 reportagem RTP2
Clicar imagem para ver Gerês Granfondo 2014 reportagem RTP2

Ciclismo + Tv Maratona Famalicão 2014

XCM MANTEIGAS 2014, clicar para ver REPORTAGEM RTP 2

XCM MANTEIGAS 2014, clicar para ver REPORTAGEM RTP 2
XCM MANTEIGAS 2014, clicar para ver REPORTAGEM RTP 2

NACIONAL XCM 2014/MARATONA ESTREMOZ

DUATLO FAMALICÃO 2014

Ciclismo mais tv

Maratona Festival Bike Santarém 2013

Clicar imagem para ver reportagem RTP" Maratona 5 Cumes, Barcelos

Clicar imagem para ver reportagem RTP" Maratona 5 Cumes, Barcelos
clicar imagem para ver reportagem RTP" Maratona 5 Cumes, Barcelos

XCM Aveiro 2013 Campeonato Nacional

Taça Nacional XCM Vila do Conde 2013, clicar imagem para visionar:

Taça Nacional XCM Vila do Conde 2013, clicar imagem para visionar:
Taça Nacional XCM Vila do Conde 2013, clicar imagem para visionar:

Reportagem RTP 3ª Prova Taça Nacional XCM, Alte, clicar imagem:

Reportagem RTP 3ª Prova Taça Nacional XCM, Alte, clicar imagem:
Reportagem RTP 3ª Prova Taça Nacional XCM, Alte, clicar imagem:

Reportagem RTP2 XCM Meda 2ª prova Taça Nacional

Reportagem RTP2 XCM Meda 2ª prova Taça Nacional
XCM Meda 2ª prova Taça Nacional, clicar imagem

RTP2 1ª Prova Batalha, Taça Nacional XCM, clicar imagem:

RTP2  1ª Prova Batalha, Taça Nacional XCM, clicar imagem:
RTP2 Taça Nacional XCM, clicar imagem:

Taça Nacional XCO, clicar imagem:

Taça Nacional XCO, clicar imagem:
Taça Nacional XCO, clicar imagem:

Quem nos apoia?

Quem nos apoia?