10-06-2012 4ª Prova Campeonato Open Btt Xco Maia e 1º XCO Souto Santa Maria, Guimarães, Campeonato Regional Minho ACM e Taça NAcional XCM Maratona de Manteigas

Presenças: Paulinho Mesquita Ribeiro, Paulo Ribeiro, David Sousa, Bruno Morais, João Peixoto, Artur Lima, José Mesquita, Francisco Macieira e..., todos Atletas não federados da Fac/Soniturismo Bike Team.
OS VIDEOS:
http://www.youtube.com/watch?v=r0_YMKR8nTI
http://www.youtube.com/watch?v=ymc5PO87cqY&feature=youtube_gdata
http://www.youtube.com/watch?v=yGpWjRkpzas

http://www.youtube.com/watch?v=o2AhcFKkTNs

http://www.youtube.com/my_videos_edit?ns=1&video_id=3PVQd2RWO2g


http://www.youtube.com/my_videos_edit?ns=1&video_id=CYuXww0n5WY
Realizou-se a 4ª Prova deste Campeonato, desta feita em Barca, Mandim, pista com 3,6 Km, muito rolante com algumas subidas e descidas ligeiras e drops interessantes, em especial um logo após a linha de Meta e que marcava o incício da entrada nos montes e que proporcionava uma boa sensação se efectuado a grande velocidade. O terreno apresentou-se muito enlameado, pois choveu e bastante, pelo menos no decurso da prova dos Masters.
Grande resultado da Equipa, 1º lugar da geral (Equipas) e todos os elementos no Top 5, realce especial ao Paulinho, 1ª Prova. 1º Pódium, tb aos Juniores e ao Francisco Macieira, o Bravo andou sempre no 3º lugar e já a cerca de 20 m da Meta uma avaria acabou por permitir a ultrapassagem relegando-o para 4º, mas, em 3º ficou o David (note-se Sub-23 aqui a correr em Elites) que até precisava mais dos pontos e que ainda abrandou um pouco a ver se o Francisco passava e para evitar ultrapassagens, cortou a Meta e no final levou o amigo (que o «rebocou» toda a prova) com ele ao pódium; nos Juniores o Peixoto que liderou de início até final e quando abrandava com intenção de cortar a Meta juntamente com o Artur, este, não percebendo que já era a última volta, sprintou e acabou por ultrapassar o colega que até estava melhor classificado na geral. O Bruno, em Sub 23 esforçou-se até final e o Paulo Ribeiro acabou por ajudar um parceiro e ceder a 3ª posição (depois de o ter rebocado desde início).
CLASSIFICAÇÕES: 
Masters C: José Mesquita, 5º
Masters B: Paulo Ribeiro, 4º
Elites: David Sousa. 3º e Francisco Macieira, 4º
Sub 23 Bruno Morais, 5º
Juniores: Artur Lima, 1º, João Peixoto, 2º
Juvenis: Paulinho Mesquita Ribeiro, 3º
VIDEO: http://youtu.be/dDGKKTYtVlI
Geral: http://dl.dropbox.com/u/16100305/Documentos%20BTT%202012/4_ClassifMasBTT2012.pdf



















































































































































































































































Os Atletas Federados, do Xco, do Team em peso no: Souto Santa Maria recebe regional do Minho de BTT
A freguesia de Souto Santa Maria, em Guimarães, vai acolher, no dia 10 de junho, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc. Com o campeonato minhoto a entrar na fase decisiva para a definição das classificações finais e para a atribuição dos títulos de Campeões Regionais, o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, que reúne excelentes condições para a prática desportiva, recebe o 1º BTT XCO de Souto Santa Maria.
Inscrições para a vertente de promoção aqui.

Além das categorias de competição pontuáveis para o Campeonato, o 1º BTT XCO de Souto Santa Maria será aberto à inscrição de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção. O 1º BTT XCO de Souto Santa Maria, sexta etapa do campeonato minhoto de BTT XCO, integrará corridas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos.
O acesso do público será gratuito, esperando-se a presença de muita gente para assistir a mais uma prova do prestigiado e competitivo Campeonato Regional do Minho de BTT XCO – Xdoc, competição que está a ser disputado por cerca de 250 atletas de diversos escalões.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, o programa do 1º BTT XCO de Souto Santa Maria a disputar no dia 10 de junho inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30. Pelas 14 horas terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.
A participação de atletas federados é gratuita, custando 5 euros a inscrição de não federados (vertente de promoção - inclui seguro desportivo).
O 1º BTT XCO de Souto Santa Maria tem o apoio da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, CisionReclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT) e do comércio e indústria local.

Com excelentes condições para a prática desportiva, incluindo zonas de apoio para a organização de eventos, o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, onde se disputará a prova, tem cerca de 200 mil metros quadrados de área, possuindo uma extensa área de lazer, circuitos e caminhos pedonais, parque de merendas, parque infantil, pavilhão desportivo e campos de futebol (onze e de sete).
Souto Santa Maria é uma freguesia do concelho de Guimarães, situada no nordeste do concelho a cerca de 12 quilómetros da cidade, inserida num meio essencialmente rural, com muita predominância do verde. A nascente a freguesia tem uma considerável área de monte e a poente o Rio Ave, sendo local privilegiado para apreciar magníficas paisagens. 
Presenças: Gabriela Rebelo, Marco Marques, Sérgio Martins, Nelson Silva, Luis Santos, José Barros, Joaquim Barbosa, João Pedro Alves, Pedro Machado, Xavi Ballas, João Ferraz, Tiago Carvalho e Paulo Machado.

RESCALDO DAS PROVAS DOS FEDERADOS, já no site: http://soniturismobiketeam.com/
http://www.freebike.pt/v1.5/index.php?option=com_content&view=article&id=1137:btt-em-souto-santa-maria&catid=45:noticias&Itemid=51
VIDEOS: http://www.youtube.com/watch?v=nACL8yj-2jo

A sexta prova do campeonato regional de XCO da Associação de Ciclismo do Minho, realizou-se no bonito parque de Souto - Santa Maria, em Guimarães. A FAC/Soniturismo Bike Team esteve representada por treze atletas e oito deles terminaram no TOP TEN das suas categorias. A prova foi de dificuldade muito baixa, propícia para os mais roladores o que baralhou a competição.
Colectivamente, a FAC/Soniturismo classificou-se no oitavo posto, com a obtenção da melhor pontuação em acumulado (20 pontos - pontuaram para a equipa: Paulo Machado 6º lugar; José Barros 7º e Álvaro "Xavi Ballas" Gonçalves 7º). O destaque individual para Paulo Machado que para além do seu 6º lugar, ascendeu ao 8º da geral e demonstra possibilidades de atingir lugares cimeiros.
Realce para o trabalho colectivo, em especial dos elementos juniores, Xavi Ballas, João Alves e Pedro Machado (João Ferraz não aguentou o ritmo) que fizeram grande parte da prova juntos e no final foram recompensados com o 7º, 8º e 9º lugar da geral. Preponderantes também os dois atletas (José Barros e Joaquim Barbosa) veteranos B que terminaram em 7º e 8º lugar. A sétima prova do campeonato regional realiza-se no dia 1 de Julho, em Paredes de Coura.
Classificações na Prova:

Cadetes
12º - Tiago Braga
Femininas 
8º / (2º) - Gabriela Rebelo  (Fem. Absoluto / Veterano A)
Júniores
7º - Álvaro Gonçalves
8º - João Alves
9º - Pedro Machado
13º - João Ferraz

Elites
10º - Sérgio Martins
15º - Nélson Silva
Veteranos A
6º - Paulo Machado
12º - Marco Marques
18º - Luís Santos
Veteranos B+C
7º - José Barros
8º - Joaquim Barbosa















































http://www.airbike.net/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=139&Itemid=114

Presentes: João Barbosa e Ricardo Mendes

Em Manteigas na quinta prova da taça de Portugal XCM (Maratonas), João Barbosa terminou em 141º da geral (56º no escalão Veterano A). Completou os 85 Km do percurso em 4h46m40s, ficando a menos de seis minutos de conquistar os seus primeiros pontos (50 primeiros).
Na maratona esteve presente também Ricardo Mendes na classe de promoção obtendo a 25º posição. Tiago Ferreira (BTT Seia) e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) impuseram-se hoje na Maratona de Manteigas, quinta prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone.

A corrida masculina assistiu ao domínio do viseense Tiago Ferreira, que conseguiu chegar ao final isolado, com 4m41s de vantagem sobre o segundo classificado, José Rodrigues (Vitória SC/Bike World). O terceiro foi Carlos Gomes (Xyami/Fagor/Nova Vida), a 7m50s.

A prova feminina foi mais equilibrada, decidindo-se apenas sobre a linha de meta. Ao sprint, a algarvia Celina Carpinteiro levou a melhor sobre a ribatejana Ana Antunes (JP Bike Clube). A estoniana Marju Kivi (Liveplace by Palegessos/Bicicletas Santiago).

A corrida da região da serra da Estrela motivou a alteração na classificação geral da Taça masculina. O anterior líder, Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), não foi além da sétima posição, cedendo o comando da geral absoluta a Carlos Gomes (Xyami/Fagor/Nova Vida). Ana Antunes, por sua vez, aguentou o primeiro posto na classificação feminina.

Apesar do desaire na geral absoluta, Rúben Almeida mantém a liderança de elite e sub-23. Carlos Gomes é o melhor veterano A. Fernando Duarte (CSRD Ota/Carbboom/Anipura) foi o melhor veterano B em Manteigas, mas José Rosa (Ser e Parecer Team), segundo, consolidou a liderança neste escalão. Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) ganhou em veteranos C, mas o triunfo não foi suficiente para retirar a primeira posição a João Marques (BTT Seia). Filipa Fernandes (BTT Seia) bateu as restantes veteranas, mas Lia Seabra (Galitos/Ciclismo 1904 Slowdown) continua à frente da geral.

O BTT Seia ganhou por equipas pela quinta vez em cinco oportunidades na presente temporada.
















Comentários