1º XCO Citânia do Facho, Roriz, Barcelos, XCM Internacional do Centro na Batalha e em Famalicão Massa Crítica 5

22 Março 2012
1º BTT XCO Citânia do Facho
O 1º BTT XCO Citânia do Facho - Barcelos será disputado no dia 25 de março. Pontuável para o Campeonato Regional do Minho de BTT XCO - Xdoc, a prova é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, estando o início marcado para as 14 horas.

O 1º BTT XCO Citânia do Facho integrará provas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos (A e B).
O programa inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30, iniciando-se a competição às 14h00 com a realização das provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos (A e B) começarão a competir às 15h15, estando a cerimónia protocolar prevista para as 17h30.
O Monte do Facho abrange as freguesias de Roriz, Oliveira e Alheira que se situam na ligação de Barcelos para Prado, via Estrada Nacional 205, ou então na ligação interior que liga Barcelos a Roriz pela nacional 206.
Este monte constitui um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, destacando-se a Capela de São Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.
Seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho, do cimo do Monte do Facho é possível ter uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado, a montante de Braga a caminho do Atlântico, e das serranias do Gerês.


Classificações: http://www.acm.pt/resultados.php?prv=665&xid=3313



25.03.12 
FAC/Soniturismo Bike Team em 6º na 2ª prova de XCO do regional Minho -- Ciclismo
A segunda prova de XCO (cross country olímpico - BTT) do regional Minho, que se realizou no Monte do Facho, em Roriz - Barcelos, teve uma participação muito boa da equipa FAC/Soniturismo Bike Team. Conseguimos um pódio individual (até ao quinto lugar) e colectivamente conquistamos o 6º lugar. Alcançamos seis TOP10 nos diversos escalões!

Marco Marques, Nelson Silva, Paulo Machado, Sérgio Martins, Xavi Ballas, Tiago Carvalho, Pedro Machado e José Barros, 
O destaque vai para Paulo Machado que na sua estreia oficial com a nossa camisola, alcançou um fantástico 5º lugar em veteranos A. No mesmo escalão, Marco Marques terminou em 9º e Luís Santos ainda pontuou com o 17º posto. Outra grande figura foi Sérgio Martins que em elites finalizou no 7º lugar. Também pontou o Nélson Silva em 13º. Mais dois TOP10 em veteranos B+C. José Barros e Joaquim Barbosa, apesar da enorme dificuldade que acusaram pela pista muita técnica, conseguiram o 8º e 9º lugar respectivamente. Também o 9 º lugar conseguiu o júnior João Alves que fez uma grande prova. Xavi Ballas, no mesmo escalão, terminou em sofrimento mas aguentou a 12ª posição. Finalmente o bravo cadete Tiago Braga que concluíu em 12º no seu escalão. No final, o sentimento geral do "dever" cumprido.
Paulo Machado 
Noutra prova, a equipa FAC/Soniturismo Bike Team também se fez representar. Na Batalha, disputou-se a Maratona do Centro, primeira prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM). João Barbosa e Ricardo Mendes fizeram parte do numeroso pelotão (cerca de 1500 participantes) que se propôs a fazer os 90, 5 Km do percurso. Não alcançaram resultados de relevo mas seguramente que retiraram desta experiência, melhores valências para o futuro.
A próxima prova com a presença FAC/ Soniturismo Bike Team será no dia 7 de Abril, no raid da Isabelinha em Viatodos. A próxima prova do regional Minho disputa-se no dia 15 de Abril na Povoa de Lanhoso.
A pista apresentava-se algo traiçoeira, pois a terra estava muito solta e as pedras iam se soltando aqui e ali dificultando a progressão dos Atletas, daí a ocorrência de muitas quedas e avarias!
FOTOS E VIDEOS:
 http://youtu.be/JACI6mCyWKE
http://youtu.be/BXUSOxkXbg4
http://youtu.be/IPovY4HKlNQ
http://youtu.be/YwrYWPisOtU
http://youtu.be/f6qYld5seRA
http://youtu.be/xm1KOQd8Wl0
Reportagem Geral e vários Videos no Livestream canat webTv Soniturismo (no início deste Blogue)
http://www.youtube.com/watch?v=ptP0frUxjww
 http://www.youtube.com/watch?v=-8Or2DvFNLQ





































































































































http://www.airbike.net/images/stories/Organizacao/2012/MC/Class/XCM_GeralM.pdf
 Video Reconhecimento: http://youtu.be/tRdMoqcK6h0
VIDEOS apresentação:
 http://youtu.be/-juxNttQpWo

 http://youtu.be/bpijOABN3Lc

VIDEOS da prova:
http://www.youtube.com/watch?v=c1V9i8qSWQs

http://youtu.be/sS047fYaoH0
 João Barbosa e Ricardo Mendes, representaram o Team. Alguns azares em dificil maratona
 (92 Km), João, apesar de 3 furos alcançou o (124º, lugar em VET A e o 285º na Geral).

Maratona do Centro - Batalha 25/03/2012
Quase 2.000 participantes no geral sendo que atletas federados inscritos eram 500 divididos pela diversas categorias.

Dia verdadeiramente de primaveril, temperatura media em prova de 23.7 °C, trilhos absolutamente deslumbrantes, organização irrepreensível, reuniram-se as condições para um fantástico dia de BTT.
Distância: 92 km
Ganho de elevação: 1,950 m
Calorias: 3,310 C
Temperatura Méd.: 23.7 °C
RC méd.: 164 bpm
RC máx.: 186 bpm

José Rodrigues levou as cores da equipa ao Pódio com um excelente 3º Lugar MasterA e 5º lugar na geral. 

25-3-2012 - RICARDO GONÇALVES, presente no MASSA CRÍTICA 5








Comentários