19-02-2012 Xco Internacional de Vale de Rans, Penafiel, Transmixões e treinos

O complexo agro-turistico Vale de Rans, em Penafiel, foi também este ano, palco da prova internacional de BTT-XCO, um evento que contou com uma forte adesão de atletas em representação de várias Equipas e Nacionalidadesdas. Foi uma honra, participar, mesmo que na categoria Promoção, pois tantos eram os Craques presentes e bela a paisagem que só por si já valiam a pena. Belissima prova e organização, pista dura, subidas puxadas, uma rampa com inclinação de 30 % e algumas descidas e single tracks bem traiçoeiras e ainda pelo menos dois Drops dificeis, um deles com algo parecido com umas escadas, mas claro dispostas junto a um outro obstáculo para complicar a tarefa dos Atletas. Passagem no interir de casa em ruinas e vários campos; percurso variado e egigente, quer a nivel fisico, quer técnico. Durinha a prova. Muita assistência sobretudo a puxar pelos Portugueses, pois uma Armada Polaca estava em grande nível e este ano tb com um Japonês presente, para além do Francês, grande vencedor e muitos Espanhois.
Presentes: José Mesquita; Luis Santos e Xavi Ballas (Promoção; Masters A e Junior).
http://bttmontemozinho.org/eventos_realizados.html
http://bttmontemozinho.org/files/lista_de_inscritos_xco_2012_16_fev.pdf
Revista Freebike:  http://www.freebike.pt/v1.5/index.php?option=com_content&view=article&id=864:vale-de-rans-vive-prova-memoravel&catid=45:noticias&Itemid=51
Fotos e Filmes:
http://clubebttseia.blogspot.com/2012/02/xco-internacional-de-vale-de-rans.html

http://youtu.be/qIJ6jmsGOPk

http://www.youtube.com/watch?v=VumbdwI5NDQ

http://www.youtube.com/watch?v=9wCYXuNSBxM

http://www.youtube.com/watch?v=VD5yCPMh5Fk

http://www.youtube.com/watch?v=VZ2WF1kCZGc

http://www.youtube.com/watch?v=SamVIvbvzpg

http://www.youtube.com/watch?v=-Gv29RpRC5w

http://youtu.be/VD5yCPMh5Fk

http://youtu.be/28iauqh7ffE

http://www.youtube.com/watch?v=oBv4pgp8YOY

http://www.youtube.com/watch?v=On8cok7NaL8

http://youtu.be/B-Bn60g2dWM

http://www.youtube.com/watch?v=E9KVMlljC8g&feature=youtube_gdata
http://classificacoes.net/pt/modalidades/btt/xco-internacional-vale-de-rans/183/files
Xavi Ballas (Junior) 23º lugar
Luis Santos (Master A) 32º lugar
José Mesquita (Promoção) 37º lugar




















PORTUGAL BTT OBJECTIVO 2012
Na primeira grande prova do ano de 2012, David Rosa acabou em 2º lugar.

O relato do Campeão Português (David Rosa) http://www.facebook.com/portugalbttobjectivo2012


‎2º lugar no Troféu Internacional de Vale de Rans - quase sabe a vitória pois melhor era "quase" impossível!

Como já tinha dito, tínhamos a correr nesta prova vários atletas de um nível altíssimo, especialmente o Stephane Tempier, presença regular em Top-10 Mundial. 
Logo no início, o francês ganha alguns metros e quando chegámos à zona plana das vinhas, num grande grupo - contendo os atletas polacos (Piotr Brzozka e Marek Galinsky), o japonês Kohei Yamamoto, Mário Costa, Tiago Ferreira, Ruben Almeida, entre outros - resguardámo-nos um bocado e aí o Francês que ia com um andamento medonho afastou-se definitivamente e fez uma corrida isolado até ao fim, nada que quanto a mim não fosse esperado. 

A partir daí fiz uma corrida em que forcei o ritmo algumas vezes a seguir à subida de calçada que fez com que o grupo se partisse tendo ficado isolado algumas vezes, contudo era apanhado na sequência de descidas seguintes. Fora isso resguardei-me quando tinha de o fazer, respondi a ataques quando o tinha de fazer e forcei também quando o tinha de fazer. 
Volta a volta parece-me que a maior parte da vantagem que o francês criou foi na zona das vinhas, pois volta a volta quando já só ia com o Kohei Yamamoto, Piotr Brzozka e Marek Galinsky, estávamos todos à espera que alguém puxasse. Naquela zona se eu puxasse era um grande erro pois não é o meu terreno.

Na última volta ataquei logo na subida de paralelo e o Piotr seguiu a alguns segundos atrás... a partir dali não baixei o ritmo. Na entrada para as ruínas, quando tinha uma fina vantagem de 50metros, apanhei uma atleta dobrada que se recusou a sair da frente numa zona de singletrack (e não foi tão pouco tempo assim) sendo de novo apanhado pelo atleta polaco. Sendo assim tive de atacar de novo à saída das ruínas e fui até ao fim a dar tudo fazendo 2º lugar nesta prova, a 2min20 do Stephane Tempier. 

Espero ter dado uma grande alegria aos portugueses presentes e que tanto puxaram por mim no percurso... na subida de paralelo quando ataquei até me arrepiei com tanto grito! 
Marco Marques e José Barros, a convite de António Cruz, alinharam no passeio anual, além da excelente companhia deste último, mas tb com mais pessoal da Famabike, Carlos Carneiro, Francisco Machado, Francisco Azevedo e outros amigos, designadamente Luis Martins entre outros para passeio a Mixões da Serra. Espectacular dia de convivio e de  btt, sempre com belas paisagens à vista.













Sábado, 18-02-2012 Marco Marques e Sérgio Martins alinham em treino na Companhia do Treinador Paulo Machado, fica o registo  fotogáfico.

Comentários